European Challengers to Save Climate - 20/23 | Dia 4
Dia 4 | Último dia??
Notícia  |   06/10/2022

E hoje, para finalizar o nosso projeto "European Challengers to Save Climate", fomos visitar uma "Waste facility", uma empresa que reaproveita os lixos hospitalares de todo o distrito: primeiro os resíduos são esterilizados e depois transformados em metano; este gás serve para produzir energia elétrica, num processo fisico- químico de separação de gases semelhante a uma destilação. A energia elétrica produzida é distribuída para as cidades próximas.

A seguir fomos ver como a água que escorria de uma lixeira era reutilizada para a rega de campos agrícolas: depois de tratada e limpa bactereologicamente, sofre um processo de tratamento e filtragem sendo, desta forma, aproveitada.

No período da tarde, tivemos a oportunidade de assistir a um mini- concerto, os alunos de uma Escola Artística, cantaram e encantaram todo o público.

Assistimos ainda a uma demonstração do folclore turco, protagonizados por rapazes e raparigas mais novos que envergavam trajes tradicionais. Foi soberbo!

A cerimónia terminou com a entrega dos Certificados de Participação, e ficou bem patente a emoção na despedida e a certeza de que estes encontros entre culturas estreitam laços, aproximam os povos, desmistificam preconceitos e com certeza irão disseminar nos nossos alunos novas formas de estar perante o ambiente.

Assim, esperamos que tal como as árvores que plantamos em Kastamonu venham a florir, os nossos alunos sejam as sementes que se irão espalhar num amanhã mais sustentável para todos.

Bem-haja a todos os que, de alguma forma, nos acolheram nesta semana que será inesquecível.

Turquia

Eslováquia

Itália

aepoiareserasmusEuropeanChallengersToSaveClimateAgência Nacional Erasmus+ Educação e Formação