A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares nasceu em 1982, com a Missão de ser uma Associação de Pais participativa e dinâmica nos vários aspetos da vida do Agrupamento, integrando a Comunidade Escolar e Educativa, com o objetivo último da promoção do bem-estar geral das crianças e jovens do nosso concelho. A Visão que nos guia é que Poiares tenha uma comunidade educativa mais participada pelos pais, que possamos contribuir de forma efetiva nas decisões que envolvem a educação e o futuro dos nossos filhos. Como Valores defendemos a Comunicação, pois acreditamos que o diálogo é a melhor forma de encontrar soluções para as situações que vão surgindo na vida da comunidade escolar, a União, pois juntos somos mais fortes; Criatividade pois apelamos à inovação e procuramos uma Escola-Espaço de cidadania, onde transmitimos Conhecimento e Valores e Harmonia, pois numa época em que a crise de valores é uma Bandeira, queremos fazer do Agrupamento de Poiares um exemplo de boas práticas nas relações interpessoais e no cuidar do outro.

Das diferentes atividades que promovemos, destacamos o papel que temos em diferentes Órgãos de decisão da comunidade educativa, como por exemplo o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas, a presença na CPCJ, no Conselho Municipal de Educação, no Conselho Geral da Segurança e no Conselho Local de Ação Social. Promovemos ao longo dos últimos anos o diálogo entre os pais e a Direção do Agrupamento, através de reuniões estratégicas. Nestes quase 40 anos muito se tem feito, mas gostaríamos de destacar o planeamento e desenvolvimento de ações de formação para a comunidade educativa, atividades de cariz sociocultural, marcando presença nas ações promovidas pela comunidade educativa, ou mais recentemente promovendo ações em parceria com o Agrupamento, como foi a angariação e recolha de computadores durante o primeiro confinamento da pandemia Covid-19, ou a parceria com a CTEP, através da realização de um vídeo animado pelos nossos alunos/atores no sentido de divulgar e sensibilizar para as boas práticas de proteção individual entre pares. O voluntariado parental é difícil, pois exige tempo, visão e empenho, no entanto é pródigo em parcerias, em crescimento pessoal e social e em dádiva a uma causa comum: construir um futuro melhor.

E-mail: apvnpoiares@sapo.pt
Redes Sociais: Facebook