Uma comunidade inclusiva, inovadora e inspiradora, reconhecida pelas relações humanas e institucionais que é capaz de estabelecer nos diferentes contextos nacionais e internacionais, assim como pela capacidade de potenciar oportunidades, promover e valorizar as aprendizagens e o ensino num forte compromisso com o meio.
Um projeto assente na solidariedade, excelência, inovação, sustentabilidade e na inclusão, em sintonia com a evolução do conhecimento, dos meios tecnológicos e das ambições e expectativas dos NOSSOS alunos.
O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (Quadro EQAVET), consagrado pela Recomendação de 18 de junho de 2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de Ministros da União Europeia, foi concebido para melhorar o Ensino e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida. O EQAVET é um instrumento a adotar de forma voluntária, que permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso, estabelecendo critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP, e evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de EFP. Assista ao vídeo "What is EQAVET?" aqui. Coordenadora: Professora Carminda SantosOutras informações: www.eqavet.eu
Plano de Ação e Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) No Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) estão definidos um conjunto de objetivos e ações a concretizar, durante o seu período de vigência, nas áreas/dimensões definidas como prioritárias, partindo dos resultados obtidos nos diagnósticos da SELFIE (Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies) e que mais se adequam ao Agrupamento de Escolas (AE).O PADDE centra-se nos desafios de aprender do séc. XXI, nomeadamente num ensino e aprendizagem focados no aluno e metodologias mais ativas e reflete sobre a utilização crítica do digital.A Educação Digital assenta em duas perspetivas: a utilização pedagógica das tecnologias digitais para apoiar/melhorar o ensino, a aprendizagem e a avaliação e desenvolver competências digitais nos professores e alunos.Na conceção do PADDE a escola teve por base os documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia o DigCompEdu e DigCompOrg, no âmbito dos quais se desenvolveram as ferramentas de diagnóstico: Check-in e SELFIE, respetivamente. O DigCompEdu permitiu aos docentes auto-percecionar as suas competências digitais e o DigCompOrg permitiu obter informação acerca das práticas pedagógicas e organizativas com o digital, interligando estas duas áreas é possível uma visão global que contempla os dois diagnósticos realizados.No PADDE estão definidas as metas e planeadas as ações para a sua concretização, bem como mecanismos de monitorização para aferir o progresso e verificar os resultados – fatores fundamentais para o sucesso da escola. Tem em conta as diversas áreas curriculares e integra todos os alunos num processo de inclusão, promovendo as competências digitais: utilizar pedagogicamente as tecnologias digitais para apoiar e melhorar o ensino e a aprendizagem; desenvolver competências digitais quer nos alunos quer nos professores e promover a cidadania digital.A partir dos documentos de referência anteriores foram propostas três dimensões na elaboração do PADDE que integram transversalmente o digital: organizacional, pedagógica, tecnológica e digital. Equipa PADDE:Eduardo Sequeira (Diretor do Agrupamento)António Amado (Subdiretor do Agrupamento)Daniel Figueiredo (Responsável pelo Centro de Recursos Tecnológicos do Agrupamento)Patrícia Marques (Técnica de Informática)Elsa Abrantes (Professora Bibliotecária) Monitorização do PADDE: Visitar página
O Agrupamento dispõe de 3 Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE). No CiênciArte, destinado às crianças da educação pré-escolar, as crianças poderão experienciar diversas atividades em que as Ciências e as Artes estão em permanente diálogo e interação. No 1.º CEB irá funcionar o Clube de Programação e Robótica, que tem como objetivo o desenvolvimento de capacidades associadas ao pensamento computacional e à literacia digital. Na Escola sede, o Clube de Ciência Viva é um espaço de ciência aberto, de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências e das técnicas. Estes Clubes potenciam a cooperação entre sistemas formais e não formais de educação, assentes em parcerias sólidas com instituições de reconhecido mérito, como o Exploratório Ciência Viva de Coimbra, o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra ou o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, entre outras. Agrupamento no site da Rede Nacional de Clubes de Ciência Viva: Visitar página Coordenadores:Educadora Albertina Ramos (Educação Pré-Escolar)Professor Sérgio Silva (1.º CEB)Professora Isabel Afonso (2.º/3.º CEB e Ensino Secundário) Horário de funcionamento: 3.ª feira | 15h.30 - 17h.00 | Sala D4Professora responsável: Isabel Afonso Evidências:Clube CiênciArte (Pré-Escolar): Visitar páginaClube de Programação e Robótica (1.º CEB): Visitar página
Arranque do Ano Letivo - 2023/2024
Processo de candidatura à Bolsa de Mérito – Ação Social Escolar Ano letivo de 2023/2024
Não existem eventos
Comunicação . Notícias e Avisos
Nos termos do Artigo 14.º e do Anexo V do Despacho n.º 8452-A/2015, de 31 de julho, com as alterações introduzidas pelo Despacho n.º 5296/2017, de 16 de junho, estão abertas as candidaturas para atribuição da Bolsa de Mérito aos(às) alunos(as) matriculados(as) no Ensino Secundário.
Reuniões de pais e Encarregados de Educação
A Direção do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares informa todos os Pais e Encarregados de Educação de que as listas dos grupos/turmas, para o ano letivo 2023/2024, estão afixadas na Escola sede do Agrupamento. Os pedidos de mudança de turma, devem ser devidamente fundamentados e apresentados em requerimento próprio, preferencialmente, por correio eletrónico (secretaria@aepoiares.edu.pt) ou presencialmente mediante marcação (239 429 410), até ao próximo dia 1 de setembro. Vila Nova de Poiares, 28 de agosto de 2023 (Eduardo Torres Sequeira)
Avisa-se toda a Comunidade Educativa de que, por indicação de Sua Ex.ª o Ministro da Educação, Doutor JoãoCosta, o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares,terá todos os seus serviços encerrados de 14 a 18 de agostode 2023.
Entrega dos Manuais EscolaresAno Letivo 2023/2024
De acordo com a legislação em vigor, convoco todos os elementos do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, para uma reunião a efetuar no dia 27 de julho de 2023, pelas 18 horas. Vila Nova de Poiares, 21 de julho de 2023 A Presidente do Conselho GeralAna Maria dos Santos Lopes Baptista
Manuais adotados para o ano letivo 2023/2024
Informam-se todos os encarregados de educação dos prazos para renovação e matrículas no Ensino Básico e Ensino Secundário MATRÍCULAS 2023/2024 Despacho n.º 4506-A/2023 de 13 de abril Antes de iniciar a matrícula, garanta que tem consigo:- O seu documento de identificação- O documento de identificação do seu educando- Uma fotografia em formato digital do seu educando- O seu Número de Identificação Fiscal (NIF) e o do seu educando- O seu Número de Identificação da Segurança Social (NISS) e o do seu educando o Renovação da matrícula:Há renovação automática pelas escolas de matrícula na transição para o 6.º, 8.º, 9.º e 11.º anos e, em caso de não transição, na manutenção nos 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos. Deve usar o Portal das Matrículas para:- Renovar matrícula, na transição para o 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos;- Renovar matrícula, na transição para os outros anos, sempre que pretenda ou seja necessária: - A mudança de estabelecimento de educação ou de ensino; - A alteração de encarregado de educação; - A mudança de curso ou de percurso formativo - A escolha de disciplinas (5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos)Calendário2023/2024Matrículas/Renovações(Encarregado de Educação)6.º ao 9.º ano e 11.º ano22/6 a 28/6 5.º ano6/7 a 10/0710.º e 12.º anos15/7 a 20/07 Para o efeito, deverá aceder ao Portal das Matrículas, registar-se através do Cartão de Cidadão ou senha das finanças e clicar em Renovações.https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt No ato de matrícula no 10º ano, o encarregado de educação ou o aluno, quando maior, indica, por ordem de preferência, cinco estabelecimentos de educação ou de ensino, sempre que possível, cuja escolha de frequência é a pretendida, assim como o curso ou cursos pretendidos. o Oferta formativa do Agrupamento para 2023/2024: 7.º ano – Língua Estrangeira I – Inglês (obrigatória); - Língua Estrangeira II – Francês ou Espanhol; 10.º ano -Cursos Científico-HumanísticosÁreasCiências e TecnologiasLínguas e HumanidadesCiências Socioeconómicas Formação geralPortuguês Língua Estrangeira I, II ou III - Espanhol, Francês ou InglêsFilosofiaEducação Física Formação específicaMatemática A (trienal)Biologia e GeologiaFísica e Química AHistória A (trienal)Geografia AMACSMatemática A (trienal)Economia AGeografia AFacultativaEducação Moral e Religiosa Cursos ProfissionaisÁreasMecatrónica AutomóvelRestaurante/bar Formação SocioculturalPortuguêsInglês/Espanhol/FrancêsÁrea de IntegraçãoTICEducação FísicaFormação CientíficaMatemáticaFísico-QuímicasMatemáticaEconomiaPsicologia Formação Tecnológica- Materiais e Equipamentos- Mecânica Automóvel- Eletricidade AutomóvelTecnologia AlimentarGestão e ControloServiço Restaurante/barComunicar em InglêsComunicar em FrancêsFormação Prática600 horas (300h no 11.º e 300h no 12.º anos)FacultativaEducação Moral e Religiosa 12.º ano - Ciências Tecnologias – Escolher duas disciplinas de opção: Inglês / Química / Geologia.
Devolução dos Manuais Escolares