Uma comunidade inclusiva, inovadora e inspiradora, reconhecida pelas relações humanas e institucionais que é capaz de estabelecer nos diferentes contextos nacionais e internacionais, assim como pela capacidade de potenciar oportunidades, promover e valorizar as aprendizagens e o ensino num forte compromisso com o meio.
Um projeto assente na solidariedade, excelência, inovação, sustentabilidade e na inclusão, em sintonia com a evolução do conhecimento, dos meios tecnológicos e das ambições e expectativas dos NOSSOS alunos.
O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (Quadro EQAVET), consagrado pela Recomendação de 18 de junho de 2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de Ministros da União Europeia, foi concebido para melhorar o Ensino e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida. O EQAVET é um instrumento a adotar de forma voluntária, que permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso, estabelecendo critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP, e evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de EFP. Assista ao vídeo "What is EQAVET?" aqui. Coordenadora: Professora Carminda SantosOutras informações: www.eqavet.eu Testemunhos dos Alumni Tiago Silva, Fábio Santos e André Santos: https://youtu.be/6cC5ECK96MU
Plano de Ação e Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) No Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) estão definidos um conjunto de objetivos e ações a concretizar, durante o seu período de vigência, nas áreas/dimensões definidas como prioritárias, partindo dos resultados obtidos nos diagnósticos da SELFIE (Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies) e que mais se adequam ao Agrupamento de Escolas (AE).O PADDE centra-se nos desafios de aprender do séc. XXI, nomeadamente num ensino e aprendizagem focados no aluno e metodologias mais ativas e reflete sobre a utilização crítica do digital.A Educação Digital assenta em duas perspetivas: a utilização pedagógica das tecnologias digitais para apoiar/melhorar o ensino, a aprendizagem e a avaliação e desenvolver competências digitais nos professores e alunos.Na conceção do PADDE a escola teve por base os documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia o DigCompEdu e DigCompOrg, no âmbito dos quais se desenvolveram as ferramentas de diagnóstico: Check-in e SELFIE, respetivamente. O DigCompEdu permitiu aos docentes auto-percecionar as suas competências digitais e o DigCompOrg permitiu obter informação acerca das práticas pedagógicas e organizativas com o digital, interligando estas duas áreas é possível uma visão global que contempla os dois diagnósticos realizados.No PADDE estão definidas as metas e planeadas as ações para a sua concretização, bem como mecanismos de monitorização para aferir o progresso e verificar os resultados – fatores fundamentais para o sucesso da escola. Tem em conta as diversas áreas curriculares e integra todos os alunos num processo de inclusão, promovendo as competências digitais: utilizar pedagogicamente as tecnologias digitais para apoiar e melhorar o ensino e a aprendizagem; desenvolver competências digitais quer nos alunos quer nos professores e promover a cidadania digital.A partir dos documentos de referência anteriores foram propostas três dimensões na elaboração do PADDE que integram transversalmente o digital: organizacional, pedagógica, tecnológica e digital. Equipa PADDE:Eduardo Sequeira (Diretor do Agrupamento)António Amado (Subdiretor do Agrupamento)Daniel Figueiredo (Responsável pelo Centro de Recursos Tecnológicos do Agrupamento)Patrícia Marques (Técnica de Informática)Elsa Abrantes (Professora Bibliotecária) Monitorização do PADDE: Visitar página
O Agrupamento dispõe de 3 Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE). No CiênciArte, destinado às crianças da educação pré-escolar, as crianças poderão experienciar diversas atividades em que as Ciências e as Artes estão em permanente diálogo e interação. No 1.º CEB irá funcionar o Clube de Programação e Robótica, que tem como objetivo o desenvolvimento de capacidades associadas ao pensamento computacional e à literacia digital. Na Escola sede, o Clube de Ciência Viva é um espaço de ciência aberto, de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências e das técnicas. Estes Clubes potenciam a cooperação entre sistemas formais e não formais de educação, assentes em parcerias sólidas com instituições de reconhecido mérito, como o Exploratório Ciência Viva de Coimbra, o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra ou o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, entre outras. Agrupamento no site da Rede Nacional de Clubes de Ciência Viva: Visitar página Coordenadores:Educadora Albertina Ramos (Educação Pré-Escolar)Professor Sérgio Silva (1.º CEB)Professora Isabel Afonso (2.º/3.º CEB e Ensino Secundário) Horário de funcionamento: 3.ª feira | 15h.30 - 17h.00 | Sala D4Professora responsável: Isabel Afonso Evidências:Clube CiênciArte (Pré-Escolar): Visitar páginaClube de Programação e Robótica (1.º CEB): Visitar página
Blogue de Cidadania e Desenvolvimento
Matrículas e Renovação de Matrícula 2024-2025 (novo)
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Comunicação . Notícias e Avisos
A primeira fase começa a 15 de abril, com as matrículas para o ensino pré-escolar e 1.º ano do ensino básico. As datas para as matrículas escolares no ano letivo 2024/2025 são as seguintes:pré-escolar e 1.º ano do ensino básico: 15 de abril até 15 de maio2.º, 3.º, 4.º, 5.º anos do ensino básico: 6 de julho a 12 de julho6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade: 22 de junho até 2 de julho10.º e 12.º anos de escolaridade: 15 de julho a 20 de julho.A renovação automática aplica-se aos 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade quando:não há transferência de escolanão é alterado o encarregado de educaçãonão é alterado o cursonão há necessidade de escolher disciplinas. SITUAÇÕES EXCECIONAISEm situações excecionais previstas na lei, o membro do Governo responsável pela área da educação pode autorizar, a requerimento do encarregado de educação, a antecipação ou o adiamento da matrícula no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico.O requerimento referido anteriormente é apresentado no estabelecimento de educação e de ensino frequentado pela criança, preferencialmente por correio eletrónico, até ao último dia para requerer a matrícula do ano escolar imediatamente anterior ao pretendido para a antecipação ou adiamento da matrícula, dirigido ao respetivo diretor, acompanhado por proposta da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva. INSCRIÇÔES NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÂO MORAL E RELIGIOSAEm conformidade com o regime em vigor para as restantes disciplinas e áreas disciplinares, no ensino básico não é permitida a anulação da matrícula na disciplina de EMR (ponto 4, do artigo 5º, do Decreto-Lei nº 70/2013 de 23-05-2013). Divulgação de ListasListas de crianças e alunos que requereram ou a quem foi renovada a matrícula Pré-escolar e 1º ano do 1º CEB – 31-05-2024Listas de crianças e alunos admitidosPré-escolar e 1º ano do 1º CEB – 01-07-2024Perguntas frequenteshttps://www.dgeste.mec.pt/sinf/faqsmatriculas/
Contratação de Escola Grupo 330 - Inglês
No âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário informa-se que está aberto o procedimento para seleção e recrutamento de um(a) Técnico(a) de Informática (Contratação de Escola), na aplicação informática disponibilizada na página da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), no Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, nos termos definidos no artigo 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, alterado e republicado, por último, pelo Decreto-Lei n.º 28/2017, de 15 de março e demais legislação aplicável.
CONCURSO ANULADO EM VIRTUDE DO CANDIDATO CONVOCADO PARA A ENTREVISTA NÃO TER COMPARECIDO. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- No âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário informa-se que está aberto o procedimento para seleção e recrutamento de um(a) Técnico(a) de Informática (Contratação de Escola), na aplicação informática disponibilizada na página da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), no Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, nos termos definidos no artigo 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, alterado e republicado, por último, pelo Decreto-Lei n.º 28/2017, de 15 de março e demais legislação aplicável.
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de serviço docente para o Grupo 330: INGLÊS
De acordo com a legislação em vigor, convoco todos os elementos do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, para uma reunião a efetuar no dia 17 de janeiro de 2024, pelas 18 horas. Vila Nova de Poiares, 10 de janeiro de 2024 A Presidente do Conselho GeralAna Maria dos Santos Lopes Baptista
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de serviço docente para o Grupo 250: Educação Musical
O Blogue de Cidadania e Desenvolvimento é uma plataforma online onde os alunos podem compartilhar os seus trabalhos e projetos relacionados com a Cidadania e Desenvolvimento. O blogue tem como objetivo incentivar a criatividade e o pensamento crítico entre os alunos.A comunidade educativa pode aceder ao blogue, para ver os trabalhos dos alunos em: https://aepoiares.blogspot.com/
Ação Social Escolar | Cadernos de AtividadesAno Letivo 2023/2024 Encontram-se abertas as inscrições para o apoio a prestar pela Câmara Municipal na aquisição dos cadernos de atividades/fichas a todos/as os/as alunos/as do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares (1.º, 2.º e 3.º CEB e ensino secundário).Informa-se igualmente que, o apoio a prestar contempla também o apoio para material escolar, aos alunos/as que usufruem do escalão 1 e 2 da Segurança Social, para o 1.º CEB (1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano de escolaridade) nomeadamente:Escalão A (1.º escalão): 60€Escalão B (2.º escalão): 40€ Para os restantes alunos (do 2.º CEB ao Ensino Secundário) o apoio para material escolar, aos alunos/as que usufruem do escalão 1 e 2 da Segurança Social, será feito da seguinte forma:Escalão A (1.º escalão): 16€ (por parte do Ministério da Educação) + 44€ (por parte da Câmara Municipal)Escalão B (2.º escalão): 8€ (por parte do Ministério da Educação) + 32€ (por parte da Câmara Municipal) Para requerer este apoio devem, todos/as os/as Encarregados/as de Educação preencher o requerimento criado para o efeito e disponível na página da Câmara Municipal. Período de candidaturas aos apoios: 05 de dezembro de 2023 a 12 de janeiro de 2024 Juntamente com o requerimento deverão entregar:Comprovativo de compra dos Cadernos de Atividades – recibo da compra no Comércio LocalComprovativo do IBAN (com identificação do/a titular – Encarregado/a de Educação) Todos os documentos entregues deverão ser traçados e indicada a finalidade específica do tratamento com a menção “cópia de informação bancária destinada ao processamento do apoio à aquisição de cadernos de atividades e material escolar por parte da Câmara Municipal”. A documentação deverá ser entregue, preferencialmente, através o endereço eletrónico educacao@cm-vilanovadepoiares.pt ou presencialmente na secretaria do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares ou nos Serviços de Ação Social e Educação da Câmara Municipal.