O Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares passou por várias fases, à medida que se foi consolidando o seu processo de crescimento. Foi o curso Oficial da Telescola que deu origem a um período de estudos mais longos e possibilitou que os alunos da região seguissem na sua terra, a escolaridade obrigatória. Funcionava então, no antigo Seminário da Consolata, hoje Unidade de Cuidados Continuados.

Conheça a nossa história.

1970

Em 1970 surgiu a Escola Preparatória Dr. Daniel de Matos, em instalações provisórias, em frente ao antigo Hospital. Foi aí que se iniciou o Ensino Unificado.

1984

Em 10 de Novembro de 1984 inauguram-se as atuais instalações com a designação de Escola Preparatória de Vila Nova de Poiares.

1985

Em 1985/1986 passou a designar-se Escola C+S.

1998

Em julho de 1998 a escola sede do agrupamento passou a designar-se "EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos".

2000

O Agrupamento de Escolas do Concelho de Vila Nova de Poiares surge no seguimento da constituição do Agrupamento Vertical de Escolas do Concelho, conforme Protocolo celebrado em 28 de fevereiro de 2000, no Salão Nobre da Câmara Municipal e em que foram intervenientes os Estabelecimentos de Ensino do concelho, a então Delegação Escolar, a Autarquia, a Associação de Pais e Encarregados de Educação e o Centro da Área Educativa de Coimbra e homologado por despacho de Sua Excelência o Secretário de Estado da Administração Educativa de 30/05/2000. Teve por base o disposto no Decreto-Lei 115-A/98, de 4 de maio, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 24/99, de 22 de abril, que aprova o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, bem como dos respetivos agrupamentos.

2001

No ano letivo de 2001/2002 passou a ser sede do Agrupamento Vertical de Escolas do Concelho de Vila Nova de Poiares.

2022

Inicialmente faziam parte do Agrupamento 9 Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e 4 Jardins de Infância. Hoje, o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares é constituído por 3 Escolas Básicas com 1.º CEB e Jardim de Infância, distribuídos por 3 freguesias do concelho: Santo André de Poiares, Santa Maria de Arrifana e São Miguel de Poiares e pela escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos, a escola sede do agrupamento.