Clubes/Projetos  .  PADDE

Uma comunidade inclusiva, inovadora e inspiradora

Plano de Ação e Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE)
 

No Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) estão definidos um conjunto de objetivos e ações a concretizar, durante o seu período de vigência, nas áreas/dimensões definidas como prioritárias, partindo dos resultados obtidos nos diagnósticos da SELFIE (Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies) e que mais se adequam ao Agrupamento de Escolas (AE).

O PADDE centra-se nos desafios de aprender do séc. XXI, nomeadamente num ensino e aprendizagem focados no aluno e metodologias mais ativas e reflete sobre a utilização crítica do digital.

A Educação Digital assenta em duas perspetivas: a utilização pedagógica das tecnologias digitais para apoiar/melhorar o ensino, a aprendizagem e a avaliação e desenvolver competências digitais nos professores e alunos.

Na conceção do PADDE a escola teve por base os documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia o DigCompEdu e DigCompOrg, no âmbito dos quais se desenvolveram as ferramentas de diagnóstico: Check-in e SELFIE, respetivamente. O DigCompEdu permitiu aos docentes auto-percecionar as suas competências digitais e o DigCompOrg permitiu obter informação acerca das práticas pedagógicas e organizativas com o digital, interligando estas duas áreas é possível uma visão global que contempla os dois diagnósticos realizados.

No PADDE estão definidas as metas e planeadas as ações para a sua concretização, bem como mecanismos de monitorização para aferir o progresso e verificar os resultados – fatores fundamentais para o sucesso da escola. Tem em conta as diversas áreas curriculares e integra todos os alunos num processo de inclusão, promovendo as competências digitais: utilizar pedagogicamente as tecnologias digitais para apoiar e melhorar o ensino e a aprendizagem; desenvolver competências digitais quer nos alunos quer nos professores e promover a cidadania digital.

A partir dos documentos de referência anteriores foram propostas três dimensões na elaboração do PADDE que integram transversalmente o digital: organizacional, pedagógica, tecnológica e digital.

 

 

Equipa PADDE:

Eduardo Sequeira (Diretor do Agrupamento)

António Amado (Subdiretor do Agrupamento)

Daniel Figueiredo (Responsável pelo Centro de Recursos Tecnológicos do Agrupamento)

Patrícia Marques (Técnica de Informática)

Elsa Abrantes (Professora Bibliotecária)

 

Monitorização do PADDE: Visitar página