Sobre o AEVNP  .  Apresentação

Uma comunidade inclusiva, inovadora e inspiradora

O Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares tem como missão assumir o Agrupamento como um espaço de inclusão, de construção da Cidadania, proporcionando um ensino de qualidade, rigoroso nas formações científica, profissional, humanista, cultural e desportiva, contribuindo para a formação de cidadãos bem integrados na sociedade, responsáveis, autónomos e solidários, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres, aptos a exercerem funções numa sociedade em mutação constante, livre, aprendente e cada vez mais global. Cidadãos com valores democráticos e com capacidades de trabalho em equipa no melhor respeito pelo outro.

 

É também nossa missão assumir a Escola como um espaço de reflexão, de partilha de práticas pedagógicas, de diálogo, de realização pessoal de todos aqueles que nela trabalham, conscientes de que do grau de satisfação de cada um resulta maior empenho e melhor qualidade na consecução das funções que lhe são inerentes.

Factos e Números


Número
de alunos
Número
de Turmas
Professores
Técnicas
Superiores
Assistentes
Operacionais/Técnicos
Estabelecimentos
de Ensino

"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. (…) Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."

ALVES (2002, p.29)

Vivemos um período histórico de transformações rápidas e profundas, recheado de desafios, ameaças, exigências e oportunidades. É também a época da globalização, do conhecimento, da criatividade e das novas tecnologias. A tudo isto é imperioso respondermos.

 

ACREDITAMOS NO FUTURO, acreditamos que estão reunidas as condições para desempenharmos um papel ainda mais relevante, criando uma cultura de escolarização prolongada e qualificante, propiciadora da formação de jovens mais bem-dotados para enfrentar, com competência, responsabilidade e civismo, os desafios colocados pelas sociedades modernas.

 

ACREDITAMOS que o sucesso do Agrupamento depende da envolvência e satisfação com que todos, alunos, pessoal docente e não docente, pais, encarregados de educação, autarquia, empresas, instituições e elementos da comunidade, executam os seus papéis, e é por isso que CONTAMOS COM TODOS!

 

Trabalhamos diariamente por uma Escola Pública de Excelência, Inovadora e Inclusiva, assente em valores de rigor, exigência, transparência, partilha, participação, responsabilidade, confiança, respeito, equidade e obedecendo ao princípio comum de UMA ESCOLA INCLUSIVA… UMA ESCOLA DE TODOS E PARA TODOS.

 

São tempos difíceis, estes em que vivemos, mas de esperança no futuro, onde a escola, mais do que nunca, deve assumir o papel hercúleo de preparar os alunos e as suas famílias para "(…) o imprevisto, o novo, a complexidade e, sobretudo, desenvolver em cada indivíduo a vontade, a capacidade e o conhecimento que lhe permitirá aprender ao longo da vida." (Gomes et al, 2017, p.8).

 

Não devemos nem podemos isolar-nos do mundo que nos rodeia, recusamos a ideia de perspetivar o Agrupamento como um espaço fechado e limitado. Acreditamos num Agrupamento aberto à Comunidade, preparado para se adaptar às necessidades da sociedade onde está inserido, capaz de responder aos anseios de todos aqueles que o procuram e connosco vivem.

 

É neste contexto atual, em que se apresentam oportunidades estratégicas, mas que acarretam desafios acrescidos, que propomos um projeto assente na solidariedade, excelência, inovação, sustentabilidade e na inclusão, em sintonia com a evolução do conhecimento, dos meios tecnológicos e das ambições e expectativas dos NOSSOS alunos.

 

Eduardo Sequeira
Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares