Clubes/Projetos  .  Programa de Educação para a Saúde

Uma comunidade inclusiva, inovadora e inspiradora

A Organização Mundial de Saúde definiu em 2009 como Escola Promotora da Saúde (EPS) "uma escola que fortalece sistematicamente a sua capacidade de criar um ambiente saudável para a aprendizagem. A EPS é, assim, um espaço em que todos os membros da comunidade escolar trabalham, em conjunto, para proporcionar aos alunos, professores e funcionários, experiências e estruturas integradas e positivas que promovam e protejam a saúde".

Baseado neste conceito, a Direção-Geral da Educação definiu o novo Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES), que foi homologado por despacho do Senhor Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário em 3 de setembro de 2014, com enfoque nas seguintes áreas:

• Saúde Mental e Prevenção da Violência;
  • Educação Alimentar;
  • Atividade Física;
  • Comportamentos Aditivos e Dependências;
  • Afetos e Educação para a Sexualidade.

Neste contexto, o PES (Programa de Educação para a Saúde) no AEVNP é implementado em articulação com o Projeto Educativo da Escola, dando continuidade ao trabalho desenvolvido, numa lógica de transversalidade e transdisciplinaridade, adequada aos diferentes níveis etários, dinamizada em articulação com o Centro de Saúde de Vila Nova de Poiares e, sempre que possível, em colaboração com entidades externas. No âmbito da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania surge a componente de Cidadania e Desenvolvimento, como área de trabalho transversal, de articulação disciplinar, com abordagem de natureza interdisciplinar, onde o domínio da Saúde é obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade, cabendo à escola aprovar a sua Estratégia de Educação para a Cidadania. Esta nova área será muito importante na concretização de ações de apoio ao crescimento e ao desenvolvimento pessoal e social dos alunos, visando igualmente a promoção da saúde e a prevenção de comportamentos de risco (artigo 21, ponto 5, e) do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho).

Foi atribuído ao AEVNP o SELO ESCOLA SAUDÁVEL 2021-23 - Nível avançado.

Conheça aqui o mural de Educação para a Saúde.

Coordenação: Professora Lúcia Pinto

Anexos associados